Esses dias quentes de verão estão sendo verdadeiras torturas. Então como donas de casa que somos, estamos sempre buscando alternativas e chegando algumas conclusões de experiências que vamos provando e testando em nossas casas.

Temos lido bastante que devemos para manter a casa fresca, ela deve estar sempre ventilada e com as janelas e portas abertas.

  Para quem mora na praia, ou na serra onde sempre corre um ventinho, tudo bem!!! A dica é válida. Mas para quem, como nós, que mora no sul do Brasil, em cidades que mais parecem fornos, onde não corre nada, muito menos um arzinho, abrir e deixar a casa aberta durante o dia é deixar o calorão entrar e ali ficar.

Quem tem ventiladores e  condicionadores de ar, ótimo!!!  Mesmo assim, as dicas são válidas para quem tem ou não.

Manter a casa mais fresca, ajuda também a economizar energia para quem usa condicionadores, e ajuda muito para quem não tem, manter a casa menos quente possível.

O ideal é abrir a casa o mais cedo possível, quando ainda tem o leve frescor da manhã, mesmo em dias tórridos. Limpar, arejar e logo em seguida fechar a casa. Fechar janelas, persianas e cortinas que impeçam entrar raios solares, ajudam e muito a controlar a entrada do calorão em casa.

deixar a casa mais fresca no verão

Assim como fazemos as trocas de roupas do inverno para o verão, devemos também dar uma adaptada na casa para o verão.  Como por exemplo guardar cobertores, mantas, almofadas tapetes e tapetinhos. Deixar a casa mais ” pelada” possível.

Outras dicas que ajudam bastante:

 * Trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, as dicroicas por leds, pois não aquecem os ambientes e são mais econômicas

* Plantas dentro de casa, não muito grandes, são sempre refrescantes e ajudam a manter a umidade do ar. Bom manter elas regadas

* Na decoração itens de vidro refrescam. Vale investir em espelhos, vasos, quadros de foto com vidro protetor

* Excesso de objetos torna os espaços mais abafados, portanto, se possível retirem os excessos

* Sofás de tecidos pesados, como veludo e camurça, e de cores fortes não combinam com o verão. Que tal cobri-los com capas de panos leves? Entre as opções estão algodão e linho

* Para quem curte  fontes tem um motivo a mais para colocá-las na casa. É que a umidade delas colaboram com os moradores no verão. A mesma regra se aplica a aquários e outros artigos de decoração com água

*Evite usar o forno e preparar alimentos muitos quentes

*Se possível desligar aparelhos que não estão sendo usados como televisores, computadores…

Por fim, a noite, depois que o sol de for, podemos abrir portas e janelas, se caso houver uma brisa ela vai entrar. E não esqueçam de impedir de alguma forma a entrada dos convidados não bem vindos, os desagradáveis mosquitos.

Em breve uma postagem com algumas ideias para evitar a entrada desses intrusos mal vindos.

Beijinhos.

selo1

Anúncios