É gurias entramos em novembro. Entramos na reta final para o término de mais um ano.

Para quem é organizada ótimo!!! Apenas mais um final de ano e suas festividades. Para quem não é, começa aquela correria louca.

Agora é a hora de começarmos a nos organizar para não ser aquele estresse louco de final de ano. Nem um dia a mais. Ainda dá tempo, por isso não vamos deixar para amanhã ou semana quem vem,  a hora é agora. Com um simples planejamento podemos evitar vários contratempos e por isso vamos começar com algumas dicas para não deixar tudo para a última hora.

Duas ferramentas indispensáveis para começar um planejamento: agenda e calculadora.  Tudo bem que hoje em dia as tecnologias estão a mil, mas para quem não é organizado, o melhor e mais fácil ainda é a caneta e o papel à mão. Listas e cálculos para não gastar além da conta.

O planejamento é legal porque agora começam aqueles dias corridos, transtornos, dores de cabeça, gastos excessivos decorrentes da famosa “última hora”. Com um pouquinho de paciência e boa vontade, podemos evitar vários deles e chegar no final do ano mais leves, descansados e até mais folgados, de tempo e dinheiro.

Vamos então às dicas super básicas, fáceis , porém só eficientes, se cumpridas:

* Fazer uma lista de pessoas a serem presenteadas. Parentes, amigos, afilhados, vizinhos,  funcionários… enfim todos listados com antecedência para no final não haver esquecimento. Nessa lista já pensem no que dar de presente para ir direto ao assunto e não perder horas procurando por alguma coisa. Comprem sempre alguns presentinhos a mais, sempre aparece alguém de última hora, ou alguém para retribuirmos um carinho.

* Lembrem-se de que Natal deve ser mais uma data espiritual que comercial. Uma lembrança é o suficiente para demostrar o carinho e afeto de vocês. Não esqueçam que depois tem janeiro e fevereiro, férias das crianças e outros gastos. Não se “atolem em dividas”.

  O ano termina, mas a vida não!!!

*Combinar com os  parentes, amigos onde serão passadas as datas de Natal e final de ano, definir locais, comidas, bebidas e também quanto aos presentes, amigos secretos…  Ainda temos um mês e alguns dias para ir comprando, organizando e planejando tudo.

* Se os festejos serão a cargo de vocês e em suas casas, já deixem tudo encaminhado e comprado com antecedência. Se forem encomendar a ceia, façam isso com antecedência para garantirem a reserva da que mais agrada vocês. Se forem fazer, façam uma lista do que será feito, e vão comprando os ingredientes para evitar correrias, filas homéricas de supermercados e falta de produtos. Entrem dezembro com tudo comprado, se possível.

* Planejem o que será servido, para não haver desperdícios. Horrível e muito calórico passar a semana comendo as sobras.

* Antes de surtarem com as novidades de enfeites nas lojas, confiram o que vocês tem em casa, muitas vezes nem lembramos. Abram as caixas dos enfeites, confiram a árvore, luzinhas se estão funcionando, vejam o que vão aproveitar e, a partir daí, sim comprem o que falta, ou que querem complementar ou mudar na decoração.

* Abram os armários de vocês, e usem da criatividade na hora de decorar a casa. Usem vidros, copos … Tantas coisas que temos guardadas as vezes e nem lembramos. Natal é uma festa linda, uma celebração familiar, uma bela oportunidade de usarmos tudo que temos e deixar a casa bem linda e bem enfeitada.

* Quem tem criança em casa deve planejar com elas e combinarem um dia para começar a arrumação da árvore,  a enfeitar a casa, as crianças amam isso e é das melhores lembranças da infância.

* Já que falamos em crianças, não esqueçam também de estipularem uma data x e breve,  e junto com elas fazer um desapego de tudo aquilo que não usam mais, que não brincam mais para  doação. É uma ótima oportunidade de trabalhar o espirito de solidariedade.  Já organizam os brinquedos e roupas, já abram espaço para as coisas novas, e os assistentes do papai Noel já terão uma noção do que as crianças estão precisando e ou querendo para quando perguntados por parentes, o que dar a eles. Assim será mais fácil sugerir algo que realmente tenha serventia ou que as crianças  tenham desejo de ganhar. Evitando assim mais gastos e desperdícios, de quem dá, para quem recebe.

* Aproveitem também o clima de final de ano, arrumem a casa, desapeguem dos excessos, doem o que estiver sobrando, ajudem pessoas que estiverem precisando, exerçam a solidariedade. Entrem no próximo ano mais leves. Tudo que fizermos de bom, volta.

* Gurias já agendem com antecedência hora na manicure, salão de beleza e essas coisinhas femininas.

* Quem vai receber hóspedes em casa, já pode ir providenciando as acomodações e o que estiver faltando para receber bem.   Clique em postagem anterior sobre este assunto.  https://biancazibettieanahamilton.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=1230&action=edit

* Dependendo do porte da festa de vocês,  Já  providenciem a contratação, com antecedência, de funcionários que por ventura irão precisar, para servir  durante, se for o caso, e limpar depois do término da recepção. Se pensarem em festa maiores também, já agendem JD, decoração, aluguel de louças, toalhas…  Tudo previamente calculado e anotado na agenda para não haver esquecimento nem correrias de última hora. Se não, qualquer festa virá uma correria louca, um cansaço e essas datas passar a ser problema na vida da gente. Festa só pode ser  oferecida por  quem gosta. Quem não gosta pode planejar uma viagem a dois ou quem tem filhos  uma viagem com o seu núcleo familiar por exemplo, ou até mesmo só, se for o caso.

* Cheguem até o dia 15 de dezembro com tudo planejado, comprado, organizado e  tratado.  Seja festas, recepções, presentes ou viagens. Experimentem. Vocês vão curtir as festas com outro entusiasmo, e cada vez mais vão querer começar essa organização mais cedo. O ideal mesmo é começar em agosto. Mas se conseguirem este ano com um mês de antecedência, já vai ser ótimo!!!

                           Fica a dica gurias, ORGANIZAÇÃO é qualidade de vida!!!

É simples sim, mas para dar certo as metas precisam ir para o papel e serem cumpridas.

Bora lá gurias organizar tudo!!!

Beijinhos.

selo1

Anúncios