Organização de um ateliê de costura em casa

Quem gosta de costurar????

at15
Nós duas não sabemos, mas gostaríamos muito de aprender. São planos para o futuro.
Mas uma coisa vocês já podem imaginar: amamos a parte de decoração e organização de um ateliê de costura.
É lindo ver tudo organizado, tesouras penduradas, o colorido dos tecidos, os potinhos dos botões, as fitas, as linhas…Dá até vontade de sair costurando!
Nós duas arriscamos no ponto-cruz, nas florzinhas de tecidos, nas tiaras e prendedores de cabelos que fazemos para as nossas filhotas.
Também gostamos de trabalhar com tecidos em outros artesanatos como forrar caixas, cúpulas de abajur, fazer jogos americanos, aplicar tecidos em paredes e móveis… tudo isso é só para dizer o quanto somos prendadas, só não sabemos pilotar uma máquina de costura kkkkk.
Bom, como nossas avós costuravam, e muito bem,  nos criamos nesse ambiente, por isso sabemos a importância de um ateliê bem organizado para o maior rendimento no trabalho da costureira ou da artesã.
Se vocês sabem e gostam de costurar mas ainda não criaram um cantinho em suas casas para confeccionarem suas criações, vamos lá então que a hora é agora e nós vamos ajudar vocês.
Esse cantinho pode ser uma peça da casa ou um espaço separado para o ateliê.
Vocês precisarão pensar em uma mesa para colocar a máquina de costura e uma outra mesa para cortar e manusear os tecidos. Dependendo do espaço, a mesa pode ser a mesma. Essa mesa ou essas mesas não necessariamente precisam ser novas. Pintem ela de uma cor bem alegre, forrem com tecido ou com papel autocolante, ou se for modelo antigo e vocês gostam dela assim, apenas recuperem com um verniz.
Pensem em algo bem legal para as paredes do ateliê.
Não esqueçam que vocês terão tecidos para organizar. Padronizem eles por cor, tipo, textura… Optem por pendurá-los ou dobrá-los dependendo do espaço que vocês terão.

at25

at7

at32

at34

at33
Acomodem os botões em potinhos separados por tamanhos e cores. Experimentem colar as tampas dos potinhos em alguma base como uma prateleira, por exemplo. Eles ficam bem visíveis para serem encontrados e práticos de serem utilizados. Amamos essa ideia!!!

at27

at26

at24

at28

Para as linhas, fitilhos, fitas mimosas, fitas bebe, etc, procurem ter uma gaveta com todas organizadas, ou providenciem um lugar onde elas possam ficar a mostra com o carretel pendurado.

As tesouras merecem um cuidado especial para não perderem o fio. Então, que tal essa dica das capinhas?

at39

at38

As agulhas são geralmente um problema. Então façam um agulheiro para guardá-las e não perdê-las.

at27

Vejam algumas ideias que separamos para vocês:

ATELI3~1

at3

at1

at6

at5

at4

at21

at19

at14

at13

at12

at10

at9

at8

at8

at40

at30

E ai gurias, curtiram as dicas?

Então nos escrevam contando como organizaram seus ateliês e mandem fotos que divulgaremos no blog.

Beijinhos…

selo