Gurias e Guris? Quem tem mais de 35 anos tem que lembrar de suas casas quando bem pequenos e jovens, completamente ornamentadas por samambaias.

Bom, eu Ana, que tenho 42, posso afirmar que lembro perfeitamente do apartamento onde nasci e vivi até meus 10 anos de idade, na av. Sarandi, em cima da galeria Arcos, com uma sacada cheinha de plantas. Entre tantas em minhas lembranças, as samambaias eram as mais imponentes. Muitas penduradas em correntes e plantadas em xaxins… Qual mãe da época não se dedicava a tal hobby? Acho que hoje se falaramos em samambaia o que os jovens sabem a respeito é, no máximo, sobre a “mulher samambaia”.kkkk  Mas falando sério, era muita samambaia, eram penduradas, ficavam em suportes de plantas… era quase uma floresta. Em muitas das fotos da época lá estava elas. Por pouco não eram perucas sobre as nossas cabeças.

Vinicius

Bom, mas depois de um tempo acho que caíram em desgraça. Sei lá…  Até boatos que seriam tóxicas, ficaram estigmatizadas, cafonas… Nunca mais vi nas salas, penduradas, nem em saguão de hotéis, halls de difícios…. SUMIRAM DO MAPA as tais samambaias.

Bom, resulta que de uns tempos pra cá tenho visto elas ressurgindo, devagarinho e bem discretas (como se fosse possível). Estão de volta, nos paisagismos e projetos mais modernos. Para dar aquele suntuoso volume às composições, arquitetos, decoradores e paisagistas abrem cada vez mais espaço a elas, transformando os cantinhos verdes em verdadeiras “micro-florestas”.

Em conversa recente sobre o assunto com a Bianca e folhando algumas revistas, lá estavam elas. A Bianca diz que se lembra perfeitamente da mania por samambaias que a mãe dela teve em determinada fase da vida dela. Acho que era geral a febre por samabaias. kkkk. A Bianca me deixou bem claro que não gosta delas!!!

Eu confesso que tinha uma antipatia por elas, mas aos pouco elas foram me ganhando e ADMITO, acho que eu gosto delas, em alguns momentos. Uma sensação de algo que eu não gosto, mas que estou gostando, talvez aquela sensação suave de recordações melancólicas e verde de tempos que não voltam mais.

Xaxins não existem mais, aquelas correntes horrorosas e ganchos que deixavam elas flutuando no ar, também não. Pelo menos que eu saiba.  Os tempos não voltam, mas as samambaias voltaram!!!  Só que agora, como tudo que volta, volta melhor. Com novas propostas, novos layouts…

Hoje, de novo, me dei de cara com elas, e pensei, vou postar sobre. Confiram elas inseridas num contexto bem mais moderno.  Repito, ACHO que eu gosto!!!!

samambaia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

estante-com-samambaias-1

estante-com-samambaia

imagem0012

DSC04379

respiremelhor2

samamb7

Casa de Valentina - via Apartment Therapy - samambaias[3]

decoracao-samambaia-wisheseventos_blogspot_com_

imagem0012

untitled

samambaia-na-varanda

620_casa-verde-paisagismo-para-decorar-espacos-externos-internos-samambaia

Legal as samambaias né gurias???

Gostaram? Alguém aí tem? Alguém gosta?

Compartilhem conosco. Preciso me decidir se gosto ou não. kkkk

Beijinhos.

