Pois é, e agora gurias, nos ajudem!!! O certo é costureiro, como fomos criadas ouvindo em nossas casa, ou caixa de costura?

627_monte-um-kit-de-costura-pratico-para-customizacao-caixaok1252611311_1fb96cd354_zBom, mas não importa tanto assim como se chama, na verdade costureiro, pra nós, é uma caixa com aviamentos e apetrechos para costurar. Então, acho que dá no mesmo, não é?

Bom, quem não tem, em casa, um? QUEM??!!  I-NAD-MIS-SÍ-VEL!!!

Então vamos dar umas dicas, para quem não tem, a começar a organizar um. E para quem tem colocar o seu em ordem.

Um costureiro é algo muito necessário e indispensável para nos socorrer de alguns acidentes inesperados que acontecem geralmente quando estamos apressados ou nos vestindo para sair…  Mesmo para quem não gosta de costura, ou não sabe, o tal “costureiro” ou caixinha de costura é um item básico para qualquer pessoas comum, um filho de Deus…

Um botão que cai, um furinho de baixo do braço, um pontinho para ajustar o vestido que na hora ficou meio frouxo, pontos que se abrem, um furinho na meia, … coisinhas básicas gurias e guris. Não estou nem falando coisas complicadas tipo fazer uma bainha, ou algo mais complexo. kkkk

Esc01_m122_TornPants

O importante é termos um em casa. E vamos dar dicas do que devemos ter neste “costureiro”.

Bom, escolham uma caixa bem legal, do gosto de vocês. Muitas já vem decoradas com o tema, ou forrem, façam colagens… deixem bem legal. Pode até servir de objeto de decoração em uma estante, prateleira…

caixa_forrada_27062011_4

P1010019aa

caixa-de-costura-7_album

1

Dentro, devemos ter:

agulhas (umas mais finas e outras mais grossas em função do tipo de tecido a ser costurado),

Joaninhas (ótimas para uma emergência e perfeitas para enfiar cordões de passa fitas),

Alfinetes (nos ajudam na hora de marcar uma bainha, unir tecidos, marcar colocação de botões…).

Organizem esses itens em potinhos, espetados em almofadinhas ou até mesmo grudados em imãs forrados para não enferrujar. O que não dá é para deixar soltos na caixa.

0014_Cestinha_Kit_costura__40697_zoom3285920-achtergrond-van-verpakkingen-met-naainaalden

7858Item-248981-500

kit-de-costura

ap

Tenham, também, neste costureiro uma tesoura de corte e costura e uma tesourinha (que corte), uma fita métrica, linhas de todas as cores possíveis, caso contrário, pelo menos sempre as cores básicas: preta, branca, marrom, vermelha, azul jeans, bege, cinza; e aí, depois todos os tons de rosa azul, amarelos…  que tenham a ver com as roupas de vocês.

IMG_4324

Tenham alguns botões de camisa extras e alguns outros coloridos. Uma dica é armazenar, toda a vez que comprarem uma roupa nova, os botões reservas, em um lugarzinho para eles no costureiro. Podemos pensar que nunca vamos usar, mas sempre tem aquele dia que perdemos um botão, ou se soltam na máquina de lavar…

botoes-ecologicos-lusos

Caixa de Costura Divertida - Parte II - Caixa de Costura  - Tati Guidio

Como-pregar-um-botao

buttons_craft_image_xl

Tenham ganchinhos, “colchetes” nos ajudam bastante em determinadas emergências.

colchete-Gancho1

Bom, essas dica são pra lá de básicas, para ao menos terem em casa algum recursos na hora do “furo” literalmente.

Mas para aquelas que, como nós, não sabem costurar muita coisa, mas amam tudo de aviamentos, e para as que sabem e curtem, aí a dica é: caprichem na caixa de vocês.  Usem da criatividade. Separem em saquinhos, em potinhos, em envelopes… todas as miudezas, tipo pedras, lantejoulas… As fitas gregas enrolem, arrumem por cores. Tenham estiletes, papa bolinhas, tesourinhas, pistolas de cola quente…

Organizem bem legal o costureiro de vocês. Para os que não gostam, uma necessidade; e, para os que gostam, um prazer de ter tudo organizado e de fácil manuseio.

pet-feltro_materiais_23_01_12

papa

DSC08054_thumb[1]

26

3

Bom, e como ultima dica, tenham um kit costura pequeninho e levem na mala sempre que viajarem, pois quem nunca chegou em outra cidade, precisou, e não tinha? Pois nós já. E aprendemos que um mini-costureiro na mala é indispensável, ainda mais quando temos crianças e maridos.

11508FZ1

BZ_MQ003Fica a dica!!! Beijinhos.

selo