Oi gurias e guris.

Para tudo a organização é ganho de tempo, qualidade de vida e saúde.
Nos estudos não poderia ser diferente e podemos provar para vocês.
Não somos vestibulandas, concurseiras e nem estudantes, mas um dia fomos ou convivemos com pessoas que se dedicaram horas para passar em um concurso público como, maridos, irmão, pai, amigos…
Dedicação é a palavra chave nesse processo de conquista por uma vaga na universidade ou em um concurso.
Dedicação envolve abdicar de algumas coisas como sair em um final de semana com os amigos; disciplina para intercalar horários de estudo com uma atividade física; consciência de que a alimentação deve ser balanceada nesse período da vida, dentre outras atitudes coerentes com esse momento.
Bom, mas além de dedicação, acreditamos que para uma pessoa ter sucesso nos estudos é importante também estabelecer técnicas de estudo e criar um ambiente legal, bem organizado, bonito, arejado e com todo material devidamente já separado.
Tudo isso servirá de motivação na hora do estudo.
Quanto a técnicas de estudo, entendemos que cada pessoa tem a sua e que quem ainda não tem deve tentar descobrir como rende melhor para colocar a sua em prática.
Se vocês ainda não possuem técnicas de estudo estabelecidas ou bem claras, aí vão algumas perguntinhas que lhes farão pensar a respeito:
1) Qual período do dia eu rendo mais?
2) Quantas horas por dia eu consigo estudar sem entrar no automático e perder o poder de assimilação do conteúdo?
3) Que matéria tenho mais dificuldade e preciso focar melhor? Essa matéria é a que você deve dar prioridade para estudar quando estiver com a cabeça fresca!
4) Eu aprendo melhor estudando sozinha ou com amigos?
5) Será que não perco muito tempo fazendo resumos ou passando a limpo a matéria?
6) Gravar as aulas e escutar depois: será que não pode me ajudar?
7) Na fase em que estou, me rende mais resolver exercícios ou ler a matéria?
Façam essas e outras perguntas e criem uma rotina de estudos para vocês.
Agora, vamos falar da organização do seu cantinho de estudos.
Se esse vai ser o local onde você irá passar grande parte do seu dia, o mais importante é que ele seja arejado, bem iluminado e que tenha silêncio.
Dependendo da rotina dos moradores da casa, você pode optar por uma mesa na sala, no quarto, na cozinha, ou em uma outra área da casa que não seja necessariamente um escritório.
Outra dica boa para não cansarem de ficar muito tempo na mesma peça da casa é fazer um rodízio dos cantinhos de estudos.
As vezes uma cadeira confortável com uma tábua de apoio é a pedida do dia, por que não?
Conhecemos várias pessoas que tiveram uma tábua de estudos, inclusive em nossas casas, e olha que ela foi passando entre irmãos e era às vezes disputadíssima…kkkk
Bem, mas no cantinho de estudos de vocês tenham tudo bem organizado.
Não acumulem papéis, sujeira de lápis, anotações em papeizinhos que depois certamente irão se perder e nem serão lidos.
Separem os livros dos cadernos e dos materiais informatizados. Deixe por perto marca-textos, canetas, lápis, blocos e cadernos de anotações.
Deixem um pote com balas, bombons ou outro doce de sua preferência para despertar quando o sono estiver pegando. Aqui no Sul, costumamos estudar tomando chimarrão, mas também pode ser cafezinhos, chás pretos… só não exagerem na dose pois esses três produtos são estimulantes e podem acelerar demais, inclusive tirar o sono. Por isso, muito cuidado!
Gostamos de orientar que usem um cheirinho gostoso na peça, aqueçam o ambiente nesses dias frios com lareira, estufa ou ar condicionado.
Invistam em prateleiras, caixas organizadoras, um bom mural de anotações e lembretes, e tudo mais que julgarem ser confortável e prático para seus estudos.


Por último, não esqueçam de manter uma boa alimentação.
Comam muita fruta, bebam bastante líquido, evitem gorduras e façam pausas de três em três horas para se alimentar.
Não deixem o tédio bater!
Busquem dicas para sair da mesmice.
Invistam em cursos bons. Às vezes, estudar em grupo rende mais para algumas pessoas.
Nunca desistam! Só não chega quem para no meio do caminho.
A busca por uma paz espiritual também faz toda diferença. Exercitem a fé e rezem todos os dias! E não esqueçam de arrumar o seu cantinho…
Beijinhos…

selo

Anúncios