Oi gurias e guris.
Tudo bem com vocês?
Aqui em Rio Grande faz muito frio nesses últimos dias e para aquecer um pouco as nossas noites estamos programando para esse fim de semana um fondue.
Amamos uma mesa bem colocada, um foguinho na lareira e um vinho gostoso para acompanhar a conversa entre amigos.

f

Existem vários tipos de fondue, mas vamos hoje dar dicas de como montamos os nossos para que vocês possam também estar fazendo em suas casas.
Sugerimos o fondue de queijo.

Para fazer basta escolher duas variedades de queijos, geralmente utilizamos o gruyére (200 gramas) e o emmental (200 gramas). Colocamos no fogo para fundir com uma taça de vinho branco seco, uma pitada de noz moscada e um dentinho de alho.

Para dar uma encorpada, acrescentamos 1 colher de sobremesa de amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite.

Mexam tudo no fogo baixo até o queijo derreter por completo.

Sirvam com variedades de pãezinhos, legumes cozidos, batatinhas no vapor.

f7

f2

fpx125549

f5

f6
Outra variedade é o fondue de carne.

Esse é mais simples de ser feito porque basta que façam a escolha de alguns tipos de carnes (filezinhos de ave, filezinhos de carne vermelha, camarão, filezinhos de porco ou outra opção).

Cortem elas em iscas e depois temperem-nas usando o que preferirem (alho, sal,gengibre, pimenta…).

Para fritar, utilizem óleo de coco. Esse é o segredinho das casas de fondue de gramado para não deixar tanto cheiro de fritura nos ambientes. Preparem uns molhinhos para acompanharem as carnes.

f13

untitled
Ainda falando dos fondues de carnes, existe umas pedras que vem substituindo as tradicionais panelinhas e são muito legais.

A vantagem de se comprar a pedra é que o fondue é mais rápido, pois o da panelinha, muitas vezes, com o frio muito forte, acaba esfriando o óleo e sendo um pouco mais demorado.

A pedra também faz um fondue menos calórico por precisar de menos óleo mas isso não significa que seja light.

A desvantagem que algumas pessoas comentam é que o cheiro de fritura do fondue da pedra é mais forte, mas, sinceramente, nós não achamos que ele exale mais cheiro que o da panela se for utilizado o óleo de coco.

f9
Para acabar a noite, o que acham do fondue de chocolate?
Nós somos duas formigonas, e por isso esse é o nosso preferido!
Escolham uma variedade de frutas. Nós sempre optamos por morangos, bananas, bergamotas e uvas Itália. Derreta uma barra de chocolate ao leite e uma barra de chocolate meio amargo com uma caixinha pequena de creme de leite, acrescente uma dose de whisky ou conhaque para dar um toque especial no sabor do chocolate, para molharem as frutas e irem se deliciando.

f8

Existem panelinhas que são especiais para os fondues de chocolates porque seguram a temperatura ideal sem deixar que o chocolate queime. Mas gurias, isso também não é problema, pois até no micro-ondas vocês podem derreter os dois tipos de chocolate com o creme de leite para se deliciarem com as frutas. Usem a criatividade e não se apertem, kkkkk!


Bom, depois de escolherem quais fondues irão fazer caprichem no clima do jantar. Vale lareira acesa, velinhas para iluminar a mesa, taças de vinho e água, pratinhos individuais para cada um se servir, uma musica ambiente ou um DVD legal na televisão, até um abajur meia luz se a ocasião pedir.
Ultima dica que queremos dar é quanto às crianças!!!!
Fondue e crianças não combinam muito, tanto pela segurança quanto pela impaciência que elas ficam por não aguentarem esperar o momento de comer. Então, sugerimos que preparem outro menu para elas (batatinhas sorriso assadas no forno convencional, nuggets, pizza,…).Mas na hora do fondue de chocolate, se houver crianças na casa, não esqueçam de chamá-las. Elas jamais perdoariam os adultos se isso acontecesse.
Ficaram com água na boca, né?
Então, o que estão esperando?
Preparem um delicioso e charmoso fondue, chamem os amigos e aproveitem o friozinho para degustarem um delicioso vinho e conversar com pessoas agradáveis.
Beijinhos…

selo

Anúncios