529282_337034716419556_466749706_n

Dicas para fazer um mate, como se diz na fronteira, ou o nosso velho e bom chimarrão, no dialeto gauchês.

Bom, considerando que o chimarrão vá ser feito logo na primeira hora, após acordarmos, desde que não seja a dez minutos do meio-dia, o melhor é, enquanto preparamos a nossa mesa para o café, já colocarmos a água para aquecer. Se não sabes, e estou considerando que estamos falando com quem gosta, mas que nunca fez seu próprio chimarrão, a água deve ser retirada do fogo antes de ferver. Com um termômetro, existente em algumas jarras elétricas, podemos controlar a água em 90 graus. Mas se for na velha e boa chaleira, teremos que deixar chiar até que o som comece a ficar mais baixo, um pouco antes, portanto, de ferver. Durante esse período, ou seja, desde o momento em que colocamos a água para aquecer, até que ela fique efetivamente pronta, podemos colocar a erva na cuia e preparar o chimarrão. A quantidade de erva vai variar, dependendo do tamanho da cuia e, também, do gosto de quem vai tomar o chimarrão. Um chimarrão com pouca erva, possibilita uma maior quantidade de água no seu interior, ficando mais comprido, como costumamos dizer. Ideal, portanto, para quem vai tomar sozinho, pois não precisará enchê-lo seguidamente. O com mais erva, ao contrário, para quando estivermos acompanhados em uma animada roda, possibilitando que a cuia circule mais rápido. Bom, mas resolvida essa escolha, devemos, então, cevar o chimarrão, ou seja, colocarmos a primeira água para que o morro fique montado e possibilite desfrutarmos esse nosso blend matinal. Para isso, basta inclinarmos a cuia, sobre a palma da mão estendida, já com a quantidade de erva escolhida no interior. Há a necessidade de fazermos um movimento firme, a fim de que a erva se desloque para o lado da inclinação da cuia. Depois, com a cuia mantida inclinada, colocamos água, morna ou fria, até que alcance o nível do morro de erva formado em um dos lados da cuia. Feito isso, deixamos a cuia, ainda inclinada, sem a bomba, aguardando a água, que está no fogo, ficar pronta. Quando a água alcançar a temperatura desejada, vamos coloca-la na garrafa térmica. Depois disso, pegamos a bomba, tapamos com o dedo polegar seu bocal, e a colocamos, com o bojo para baixo, até o final da cuia. Pronto, estamos prontos para começar mais um dia. Se não tivermos muito tempo para o mate, podemos tomar somente alguns, enquanto organizamos o resto. Mas, e no final de semana, depois da prática adquirida, poderemos saborear esse blend, com mais tranquilidade, sozinhos ou acompanhados. Quanto ao estilo de bombas, cuias ou sabores de ervas, isso varia muito, e dependerá, muito, do estilo de cada um.

chimarrao

As bombas mais lindas pra nós são clássicas do Alegrete. Bombas Vargas. São de prata com as  iniciais em ouro, mas tem outras tantas lindas por aí.

As cuias tem para todos os gostos, para as gurias fashions então?!  se encontram hoje em dia maravilhas, com estampas animais, coloridas, tem também as de vidro, as de louça e as tradicionais de porongo.

0,,65556290,00

As de couro, com bocal em prata ou alpaca, que encontramos lá na fronteira oeste são, pra nosso gosto, as mais  lindas!!!  Os vizinhos uruguaios e argentinos tem maravilhas em  equipamentos para mate.  Só não comprem ervas por lá. São muito forte. São pra gaúchos mesmo!!! kkkk

Tem também pra quem gosta de andar sempre acompanhado do seu mate, as mateiras, as lindas e tradicionais em couro, e até umas bem modernas em tecido. Tem unissex, masculinas e umas bem femininas.

Quanto às ervas, escolham as moídas grossa que não entopem a bomba. E as suaves de preferência. Tem várias marcas que já vem com composto de chás pra quem gosta. Uma dica nossa é colocar junto com a erva tirinhas de casquinha de laranja, fica MARAVILHOSO!!!!

Tem quem goste do mate doce (coisa de mulher), tem gente até que coloca adoçante…

Quanto às garrafas térmicas, tem para todos os gostos, mas as mais legais são as de inox. Essas não quebram, duram anos. Tem kits, também. Cuia e térmicas forradas com couro, pele animal…

Como já moramos pelos quatro cantos deste Rio Grande já vimos de tudo. Lá pelas bandas de Passo Fundo,  o pessoal até piercing usa no mate. Para as mulheres; florzinhas, joaninhas, borboletas e, para os homens, gaúchos, chaleiras…

O legal é tomar um bom mate, sozinho ou com amigos.  Faz bem pra saúde e nada é mais gaúcho que isso!!!

Até o Papa toma mate!!!

Depois dessas dicas todas, não haverá mais desculpas para não se tomar um mate. Quem nunca tomou deve provar.

Agora, espiem umas fotinhos:

Cuias-para-Chimarro-revestidas-de-ona-20130313061239

cuia10_bombas

cuia2

cuia9_bombas

c

matemateo12221

colorful-mate-pot-1-524x396

6323235101_a83ce81ddc

mate-skull-verde-680x1024mate-skull-rosa-250x375mini-enfeites-para-cuia-de-chimarrao

358

Enfeites de chimarrao

DSC06749

Mateiras5

63913_444715215602774_21566720_n

CUIAS%~1

19

15

9

4

3

2

25

24

23

22

21

20

18

17

16

14

12

8

5

xzxz

na-cristina-kirchner-ao-papa-francisco-durante-encontro-dos-dois-no-vaticano-ocorrido-as-vesperas-da-missa-inaugural-do-sumo-1363621840982_1024x768

Então gurias e guris, gostaram?

É LINDO um mate não?

Beijos.

selo2

Anúncios