pixmac-vector-87318240

Em nossas arrumações por aí, nos deparamos bastante com roupas pretas bem judiadas. E nossa ideia para fazer esse post veio do assunto de cada uma de nós, apesar do cuidado que temos em lavar as nossas roupas pretas, também ter  uma determinada  calça com fiapos ou uma camisa que desbotou com o tempo…  E a partir daí viemos a pesquisar mais sobre o assunto. Resultado (como já esperávamos): roupas pretas, assim como as brancas, requerem  cuidados redobrados!!! Assim, juntamos nossas dicas com outras que pesquisamos e assim esperamos ajudar vocês também.

Vamos às dicas?

*Separar as roupas pretas das demais e lavá-las separadamente.  O ideal seria lavar elas à mão, mas isso nos dias de hoje é impossível, né gurias? Então, pelo menos, lavem num ciclo mais delicado da máquina. Isso evita que as fibras se soltem e judiem o tecido. Também separar as roupas pelo tipo de tecido é importante, pois lavar  uma calça de veludo com uma malha de lã  ou toalha de banho  (mesmo todas pretas), por exemplo, poderá soltar felpas.

* Manchas esbranquiçadas muitas vezes surgem pelo excesso de sabão ou amaciante, que devemos usar o mínimo possível nessas roupas. O suficiente para limpá-las, apenas. O sabão de coco é ótimo para lavar roupas pretas, já existindo no mercado alguns sabões líquidos especiais para lavagem dessas roupas.

*Nunca guardar roupas pretas sujas, a fim de evitar o surgimento de manchas esbranquiçadas.

* Quando a roupa preta estiver com felpas, passar uma escova macia. Se não adiantar, pode-se tentar uma esponja dessas de lavar louça do lado mais áspero. Se também não adiantar, deve-se recorrer aos rolinhos scotch brite específicos para isso. Estão na base de 12 reais no mercado.

escova-para-roupas-95967n0

IMG_0053

asa

*As roupas pretas  devem ficar o mínimo possível no molho. Em caso de manchas, recomenda-se usar sabão liquido concentrado direto no local, esfregar um pouquinho e lavar na hora.  O sabão em pó  pode deixar elas esbranquiçadas.Uma dica velha, mas poderosa, que usamos sempre é uma colher de sal e um copinho de vinagre tinto na hora da lavagem ou no molho rápido.  O sal faz com que o tecido não solte tinta e ajuda a fixar a cor nas fibras do tecido. O vinagre é milagroso, tira manchas de sujeira, mofo, manchas esbranquiçadas e  ajuda a não desbotar, também. Atenção: o vinagre tinto é maravilhoso só em roupas pretas, nas demais usamos o vinagre branco de álcool.

sal

sal 2

* O sol desbota muito a roupa preta,  por isso devemos sempre colocá-las  para secar à sombra, penduradas de maneira correta. Quanto às camisas,  pendurem para secar em um cabide. E não esqueçam de respeitar sempre as recomendações do tecido quanto à temperatura do ferro.

5a Camisa preta

Bom, gurias, esperamos que aproveitem as dicas.

beijinhos e cuidem de suas roupas pretas.

selo2

Anúncios