pequenos

Aqui no sul as trocas de estação são bem intensas. Temos calorão no verão e muito frio no inverno. Isso faz com que tenhamos que guardar as roupas conforme a estação vigente, se não, nunca haverá espaço para tudo. Bom, nós somos peritas nessa função toda.  Com crianças temos que ser organizadas se não a bagunça vira o verdadeiro caos.

x2x

Devemos em cada troca de estação fazer uma limpeza geral no armário. Limpar bem, tirar tudo para fora e começar a organização. Ver quais as roupas e sapatos que ainda servem da estação passada, quais os que se podem passar do maior para o menor e quais não servem mais e assim poderemos repassar para algum primo menor ou amiguinho. Também aproveitamos para conferir quais roupas e sapatos guardados(se houver), que ganharam ou herdaram de primos ou amigos, que já estão servindo e quais precisam de lavagem ou algum conserto, tipo recolocar botões, arrumar zipers… Depois disso podemos comprar o que está faltando para a nova estação, no caso, agora, para o frio: meias, camisetas, casacos, pijamas…

zyz

Devemos sempre guardar de uma estação para outra as roupas e sapatos limpos. Nós gostamos de agrupar peças por categorias. Calças com calças, vestidos com vestidos, blusas com blusas, botas com botas …  ensaca-lás e etiquetar tudo o que tem dentro, para quando preciso for, achar o que se quer com mais facilidade.

Uma ótima dica são os sacos a vácuo. Maravilhosos e baratos eles  conservam as roupas e economizam muito espaço. Espiem o vídeo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=l-SMTpghCH0

Se não fizermos essa triagem, os armários das crianças vão virar uma baita bagunça!!! E o resultado disso é armário cheio de roupas, amassadas, entulhadas, peças múltiplas perdidas e no meio disso tudo muito brinquedo e material escolar misturado.

Confere com a realidade de vocês também, gurias?

Bom então é o seguinte: Para os pequenos também vale o desapego. Lembram? https://biancazibettieanahamilton.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=794&action=edit

Aí entra então a doação de tudo que está em excesso, roupas, brinquedos… Mas essa seleção deverá ser feita sempre com a ajuda deles. Assim  já estarão aprendendo a compartilhar e ter a noção do necessário. É importante que eles participem da doação pois virão que suas coisas não foram fora e outras crianças irão desfrutar do que para eles já foi importante.

Depois dessa etapa de deixar apenas o necessário passamos então para a organização dos espaços. Lugar para roupas, lugar para livros, lugar para brinquedos e lugar para materiais escolares.

Agora, algumas dicas para Organização dos pequenos que auxiliam na conservação da arrumação:

* Organizar as roupas mais usáveis de forma que os pequenos possam visualizar e alcançar quando precisarem.

*Providenciar caixas coloridas e baús para que a criança possa guardar seus brinquedos e exercitar o hábito de ter cada coisa no seu lugar.

* Providenciar lixeirinhas coloridas e divertidas para que aprendam a colocar a sujeira no lugar certo.

* Providenciar cestos legais e divertidos para que coloquem ali a suas roupas sujas.

* Organizar cantinhos para leitura, fazer temas…
x1x
x3x
x5x
Em fim, crianças gostam de receber amor, atenção, carinho e limites. E propiciar ordem na vidinha delas também é uma forma de educar e demonstrar o quanto são amadas. Com isso, no futuro, as chances de serem adultos mais organizados e conscientes é maior. Fica a dica!!!
Beijinhos.

selo
Anúncios