Oi gurias e guris!

Temos lido por aí que as pragas dos armários são as calorias que comemos e encolhem nossas roupas. kkk Brincadeirinhas à parte, as grandes pragas que vivem nos armários, estragam nossas roupas e deterioram a madeira dos nossos armários na verdade são outras. As traças, os cupins e não podemos esquecer de outro outro grande vilão que é senhor Mofo.

Quem não concorda que o cheiro de mofo e aqueles furinhos de traças nas roupas são muito desagradáveis e tiram a gente do sério muitas vezes.

imagesCAAYQ9NU

E os cupins então. Que pragas!!!

Acreditamos que a maioria de vocês não gostam desses probleminhas quando eles aparecem, não é mesmo?

Chamamos de “probleminhas” porque existem soluções para eles e vamos dar algumas dicas para vocês agora.

Importante esclarecer que um problema, muitas vezes,  é consequência do outro.

Traças são insetos que gostam de locais úmidos, papéis, tecidos ou lãs, portanto, é mais provável que elas apareçam em roupeiros com mofos.

O mofo, por sua vez, também é consequência da umidade, portanto cuidem-se!

Se a casa de vocês é úmida, o melhor é prevenir o mofo para depois não ter de correr atrás dos prejuizos como o mau cheiro e manchas de mofo, além das indesejáveis traças.

E os cupins gurias? Esses sim são verdadeiras pragas. Esfarelam os nossos móveis de madeira, são tão metidos que até os livros gostam de devorar.

Existem várias dicas caseiras e outras prontas para venda nos supermercados.

As duas idéias são válidas, por isso vamos falar das que já testamos e podemos afirmar: são boas e resolvem!!!!

Dicas caseiras:

Madeira de cedro: são perfeitas para  evitar o mofo. Vocês podem comprar prontas em vários formatos como os que mostraremos abaixo ou pedir para um marceneiro fazer um quadrado dessa madeira e, na ponta, colocar um ferrinho daqueles de cabides para que possam pendurar nos seus roupeiros.

MOFO BOLINHAS MOFO-CEDRO CORAÇÕES

Giz: é isso mesmo! Aqueles de escola. Coloquem em saquinhos de tule, organza ou até mesmo de  TNT e amarre-os com fitinhas mimosas. São excelentes contra mofos.

MOFO GIZ

Sílica Gel: elas existem coloridas e isso facilita porque quando elas perdem a cor sabemos qual é o momento certo de trocá-las. As brancas também servem, bem como as que  compramos em sachês prontos. É só espalhar pelos cantos dos roupeiros e trocá-las de tempo em tempo. São ótimas. Nós usamos, pois além de resolverem nossos problemas também não apresentam cheiro, já que gostamos de usar as nossas águas de cheiro e, assim não misturamos perfumes, entenderam? Vocês também podem fazer saquinhos com elas e pendurarem entre cabides ou colocarem nas gavetas.

MOFO SÍLICA MOFO SÍLICA COLORIDA MOFO SÍLICA GEL COLORIDA MOFO SÍLICA GEL

Cloreto de cálcio: em potinhos, vocês podem colocar em roupeiros para evitar o mofo. Também podem ser feitos sachês com ele. Essa dica ainda não testamos, mas dizem que resolve. Vocês já testaram? Nos contem!

MOFO CLORETO DE CALCIO

Misturas de folhas de louro, giz e cravo-da-índia: esses produtos podem ser usados separadamente ou em uma mistura para a mesma finalidade: acabar com o mofo!

MOFO 7- LOURO EM FOLHAS, GIZ E CRAVOS

Lascas de cedro com folhas de louro e cravo-da-índia: também podem ser usadas separadamente  ou misturadas em saquinhos como mostra a figura abaixo.

Folhas de isopor coladas atrás dos roupeiros: são super eficientes naqueles casos em que a parede do banheiro é a mesma do quarto onde fica encostado o móvel. Nesse caso, o isopor serve como um isolante da umidade, impedindo que ela atinja o roupeiro. Deixe o roupeiro, se possível, afastado 5 cm da parede, no mínimo.Isso também dificulta a formação do mofo dentro dos móveis, vindo a proteger as roupas.

*Dica para roupeiros embutidos que não podem ser afastados da parede: depois de limparem bem os seus roupeiros, apliquem na parte interna um verniz anti-mofo desses que vendem nas lojas de tintas. Esses vernizes formam uma camada protetora contra a umidade e, assim, evitam o mofo.

Mistura caseira para retirar o mofo:

Misturem 1/2 xic. de vinagre branco, 1 xic. de água morna e algumas gotinhas de limão.

Esvaziem os seus roupeiros, completamente, e apliquem essa mistura que vocês fizeram com a ajuda de uma esponja.

Esperem ele agir por 3 horas e depois, com um pano seco, retire o produto.

É importante que vocês certifiquem que o móvel está bem seco antes de colocar as roupas de volta.

Produtos anti-mofos: são aqueles  que já compramos prontos nos supermercados. Nós duas, particularmente, preferimos e utilizamos em nossos roupeiros.

MOFO 2 MOFO 3 MOFO 4

Desumidificadores de ambientes: perfeitos pra nós que moramos nesse clima úmido de  Pelotas ou Rio Grande, onde as crianças ficam doentes e os adultos sofrem junto com seus filhos. São muito legais para ajudar a prevenir as rinites, bronquites e sinusites. Atacando a umidade, os móveis aguentam mais tempo contra os mofos e as roupas agradecem Esse aparelho nós usamos e  recomendamos!!! É maravilhoso e ajuda em muito a secar a umidade dos ambientes. Excelentes para mofos e mau cheiro nos closets, banheiros e cozinhas e em lugares onde a umidade é mais forte.

MOFO 9 MOFO 10 MOFO 11 MOFO ELETRONICO

Lembrando:

Se o ambiente estiver limpo, arejado, sem umidade e sem mofo, é bem provável que as traças não apareçam.

Mas se, mesmo assim, esses insetinhos chatos visitarem vocês, temos como acabar com eles de algumas formas.

MOFO 8

Outra praga dos roupeiros são os cupins.

Esses insetos são verdadeiras pragas que se alojam e aninham-se nas madeiras e depois são bem difíceis de combatê los. A única prevenção que temos é ter o cuidado de quando comprarmos um móvel, comprar um de boa qualidade com madeira tratada. E também usar alguns produtos sobre a madeira para tentar evitar a penetração destas pragas.

O produto mais conhecido do mercado na prevenção é o jimo cupim. E é bastante eficiente se seguido e usado de maneira correta e indicada.

1,s

Caso eles apareçam em suas casas, o móvel fica com um pó bem fininho e depois ganham furinhos que vão aumentando com o tempo.

Para eles existem vários produtos mas o que mais funciona, segundo relatos que nos foram feitos, é de novo  o Jimo Cupim (só cuidado na hora de aplicar..). Se vocês souberem de outros, nos informem , ok?

mata cupim

Bem, outra coisa básica, mas que vale comentar, é da importância de ventilarmos os roupeiros pelo menos uns vinte minutos por dia, deixando-os abertos para que fiquem bem arejados.

Também, precisamos colocar as roupas mais grossas (as de inverno) para lavar antes de guardá-las. Quando chegar a hora de usá-las, temos que colocá-las para ventilar em local sombrio e arejado para acabar com os ácaros.

Gostaram?

Então aguardem que iremos dar dicas de como deixar seus roupeiros cheirosos por mais tempo.

Até!

Beijinhos!

selo

Anúncios