Olá gravidinhas!

Tudo jóia?

Vamos conversar hoje um pouquinho sobre a necessidade de vocês se prepararem para a amamentação.

Nessa conversa vamos contar nossas experiências como mamães de cinco maravilhosas crianças  (Ana, três meninas e Bianca, com um casalzinho).

Bem, temos para dizer que amamentar é uma experiência única, linda, maravilhosa, gratificante e que cria uma ligação muito forte entre o bebê e a mãe.

Mas temos também que dizer o quanto pode ser dolorido e sofrido para aquelas que não se organizarem com antecedência e acabarem não se preparando para este momento que tem tudo para dar certo.

Calma!

Nós vamos ajudar as amigas passando para vocês dicas que foram muito importantes nas nossas amamentações.

Vamos lá então:

Ainda na gravidez, tenham os primeiros cuidados:

*NÃO esfreguem com BUCHA vegetal os mamilos porque DÓI MUITO, e não resolve nada, como alguns livros dizem e alguns ginecos orientam.

*NÃO passem CREMES  hidratantes nos MAMILOS. A idéia é deixá-los resistentes e esses cremes costumam afinar a pele, o que facilitará rachaduras. Hidratem, sim, OS SEIOS, para evitar estrias, mas protejam sempre os mailos para não terem contato com esses cremes ou óleos.

*Dez minutos de SOL nos seios diariamente é o que FARÁ A DIFERENÇA. Sol é muito importante para dar resistência aos mamilos.

E depois que  nascem o bebês?

Agora os cuidados que vocês terão que ter serão outros, mas não menos importantes que os primeiros:

*Ainda no hospital, peçam para que uma enfermeira lhes ensine a maneira correta de os bebês pegarem os seus mamilos. Isso será muito importante porque se eles sugarem somente os mamilos, sem pegarem as auréolas junto, o desconforto será bem grande para vocês.

*Adquiram COM URGÊNCIA, e de preferência, já levem para os hospitais as CONCHAS DE AMAMENTAÇÃO!!!!!

concha 2 concha 3 concha 4 concha 5 concha 6

Gurias elas são perfeitas para evitarem as rachaduras dos seios e sabem porque?

Elas servem como um reservatório de leite evitando que molhem os mamilos e, assim, eles fiquem frágeis e acabem rachando. Eles possuem furinhos que ventilam sempre os mamilos, deixando-os arejados e secos.

Os absorventes de seios ainda serão úteis, porque estas conchas vocês usarão somente durante o dia mas não conseguirão dormir com elas e aí serão necessários os absorventes.

abs. seio 2 absorvente seio 1

O indicado é esgotarem sempre um peito em cada mamada, intercalando, uma vez em cada, porque ¨dizem os especialistas¨ que o leite mais gordo é aquele que fica no final de cada mamada. E, temos para dizer gurias, que o que sentimos enquanto o bebê suga um peito é que o outro está enchendo. Chegamos, às vezes, a sentir certas “ferroadinhas” (não são de dor)… É bom quando vemos que  estamos com muito leite para saciar a fome e a sede de nossos filhotes. Acontece que este outro seio que esta enchendo, quase sempre, molha nossas roupas em razão da quantidade, principalmente nos primeiros meses de amamentação, e pra evitar isso, recomendamos o uso das conchas, pra impedir que vocês fiquem molhadas. Só atentem pra um detalhe: às vezes, esquecemos que estamos com as conchas e vamos trocar a fraldinha do bebê ou vamos nos deitar sem tirá-las e nos viramos leite (eles saem pelos furinhos)… Bom, daí a sujeira está feita, hahahaha, mas acostumamos com o tempo.

*Dica importante: Caso os seios “empedrarem”, não tomem banho com água morna para esvaziá-los. A água quente dá, sim, um alívio maravilhoso e momentâneo mas ela também faz com que os seios  encham-se de leite novamente, e cada vez mais. O correto, é colocar compressas de água fria para tirar a febre dos seios (seios quentes) e depois massageá-los para tirar o leite empedrado. Valem também as máquinas de tirar leite (manual ou elétrica, tanto faz), são ótimas, vale a pena adquirir uma.

tira leite Tira-leite_ducha%20003

* Para rachaduras, dentre tantas coisas que experimentamos, a dica que fica (porque para nós foi o que realmente funcionou) é o ÓLEO DERSANI. Ele é um óleo de girassol enriquecido com vitaminas e funciona como um excelente cicatrizante. Falem com os obstetras  e os pediatras de vocês sobre ele (muitos indicam outros, mas o que realmente, para nós funcionou foi este).

dersani

Ficam outras dicas para vocês amamentarem com prazer:

*Sutiãs de amamentação: facilitam na hora de retirar as conchas para amamentar;

concha 1

*Cadeira de amamentação: a mãe fica acomodada para este momento delicioso.

cadeira amamentação 2 cadeira amamentação

*Almofada de amamentação: são perfeitas para as mamães dormirem com o barrigão; para acomodarem o bebê na amamentação e para deitá-los depois de mamarem. Vocês vão precisar de uma dessas!

almofada 1 almofada 2 almofada 3 almofada 4 almofada 6 almofada 7

E ai mamães!

Se vocês gostaram, deixem um recadinho que iremos responder.

Beijinhos carinhosos!!!

 

selo

 

Anúncios